13 junho 2011

Do que seria feita a saudade...

      "Acordei sentindo saudade de alguém. Ou seria de alguma coisa? Um lugar? Como não sabia me explicar o que me fazia falta, fui tentar entender a saudade.

      Comecei pensando que a saudade seria a sensação de falta que dá no peito quando temos lembranças. Um dia, um sorriso, um momento. Poderia envolver qualquer pessoa/lugar/objeto. Quem nunca sentiu saudades da comida da avó que mora longe ou do passeio no parque da cidade em que vivia quando era criança? Isso mais comum do que se pensa. Mas talvez essa definição não seja de toda completa.

      Sabe um aperto no peito, uma coisa que incomoda por dentro, quando pensa em algumas coisas/pessoas/lugares com os quais você nunca teve contato? Isso também não seria saudade? Saudade de quem não conheço, de onde nunca fui, do que nunca tive me minhas mãos. Eu sou acometido por esse tipo de sensação com uma razoável frequência. Pode até ser que isso não seja saudade para outras pessoas, mas pra mim é. O vazio que sinto é o mesmo.

      Eu sou uma pessoa saudosa. Vivo com saudade do passado, tenho saudade do presente, vez em quando me pego tendo saudade do que ainda nem vivi. Só não fique me perguntando se tenho saudade de alguém, porque minha saudade é um ser independente que sobrevive as minhas custas. Não sei quando ela vem, muito menos sei quando ela vai. Só tenho certeza que em algum lugar aqui dentro ela prepara mais uma porção de lembranças.



(Thito)

Um comentário:

Day Pinheiro disse...

foi você, né!???

lindo...

obrigada, querido.

saudade de você. que ainda nem 'conheço'.

o beijo.